home

José Luís Carneiro reforça compromisso do PS com países lusófonos e as comunidades portuguesas

José Luís Carneiro reforça compromisso do PS com países lusófonos e as comunidades portuguesas

José Luís Carneiro reafirma que o Partido Socialista está “absolutamente comprometido com os valores humanistas, de fraternidade e de solidariedade entre os países de língua oficial portuguesa”, sublinhando que Portugal tem responsabilidades acrescidas para com os parceiros com quem mantém uma relação histórica.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Numa visita de dois dias a Angola, que termina esta quarta-feira, o Secretário-Geral socialista distanciou-se claramente de ações e declarações políticas recentes passíveis de afetar negativamente as boas relações históricas que existem entre o nosso país e os PALOP.

“Somos responsáveis pelos nossos atos, pelas nossas atitudes e pelos nossos comportamentos, e a atitude e o comportamento do Partido Socialista é o mesmo de sempre: está absolutamente comprometido com os valores humanistas, com a fraternidade e a solidariedade entre os países de língua oficial portuguesa, com os quais temos relações historicamente constituídas e que devem contribuir para uma Lei da Nacionalidade que tenha em consideração este percurso histórico”, enfatizou.

E neste sentido, rejeitou críticas vindas da direita, acusando o Chega de “ignorância histórica”.

“O que fazem os outros, só aos outros diz respeito e só eles podem responder pelas suas atitudes e pelos seus comportamentos, que considero serem desajustados e até fruto de alguma ignorância histórica”, sublinhou José Luís Carneiro.

Nesta visita oficial a Angola, o líder socialista é acompanhado pelo presidente da bancada parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, tendo como propósito central contactar e apoiar os portugueses residentes neste país africano, num momento em que estão em discussão alterações às leis da nacionalidade e de estrangeiros.

O programa da deslocação do líder do PS inclui encontros com representantes da comunidade e das empresas portuguesas, bem como uma visita ao consulado-geral em Luanda e um jantar com membros da diáspora.

No plano político, José Luís Carneiro reuniu-se com dirigentes do MPLA, incluindo o Presidente João Lourenço, para debater as relações bilaterais entre Portugal e Angola e reforçar os laços históricos de cooperação.

“Esta iniciativa pretende dar todos os esclarecimentos, manifestar o apoio à comunidade portuguesa e reforçar os laços de cooperação com as instituições locais”, destacou.

“Somos gente que faz”

À margem da deslocação, o líder socialista projetou também o próximo desafio eleitoral em Portugal.

Questionado sobre as eleições autárquicas de 12 de outubro, José Luís Carneiro reafirmou a confiança no trabalho desenvolvido pelo PS no âmbito local.

“Estamos convencidos de que vamos continuar a ser maioritários nas autarquias no nosso país, quer nas freguesias, quer nos municípios, e esse é o objetivo para as eleições autárquicas”, vincou, lembrando que o sufrágio será “uma avaliação que se fará nas 308 localidades” e que, apesar de existir também uma leitura política nacional, “o peso das candidaturas locais será determinante”.

Com convicção, José Luís Carneiro concluiu: “Os portugueses têm bem consciência de que os candidatos e as candidatas do Partido Socialista são gente que fez, são gente que faz e é gente de confiança em quem podem depositar o seu voto”.

ARTIGOS RELACIONADOS