“O dispositivo que está hoje ao dispor das nossas comunidades locais e de toda a estrutura de Proteção Civil é um dispositivo equivalente ao dispositivo que foi adotado noutros anos e, à luz das possibilidades do Estado, é um bom dispositivo e um qualificado dispositivo”, considerou José Luís Carneiro, no final de uma reunião com o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), José Manuel Moura.
Sublinhando que esta esta visita de trabalho teve como objetivo manifestar “o apoio e a solidariedade do PS” às mulheres e aos homens que, por todo o país, “garantem a salvaguarda da segurança”, José Luís Carneiro, que exerceu também a pasta ministerial da Administração Interna, advertiu para os riscos crescentes de fenómenos extremos, resultantes das alterações climáticas, e vincou a mensagem de que “é preciso que todos possam contribuir” para “evitar ignições”, considerando que é aí que reside “a eficácia da resposta do dispositivo de combate aos incêndios”.
O líder socialista realçou, igualmente, a importância de manter as vias e as infraestruturas limpas, lembrando que “há muitos locais do país onde é fácil de vislumbrar que há limpezas por fazer”.
“É muito importante que todas as entidades que têm património à sua responsabilidade cumpram os seus deveres, até para que os particulares sigam o exemplo das outras entidades”, advogou.
“O esforço de cooperação e de confiança entre todos os atores do sistema é fundamental para garantir uma resposta adequada”, reiterou o Secretário-Geral socialista.
José Luís Carneiro garantiu também a disponibilidade política do PS para “cooperar” no que respeita “às responsabilidades nacionais no planeamento civil de emergência” e para aprofundar a reforma da Escola Nacional de Bombeiros, tendo em vista “capacitar os elementos que integram este dispositivo”.