José Luís Carneiro eleito Secretário-geral adjunto por ampla maioria
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no XXI Governo, José Luís Carneiro, que liderou já a Federação do Porto do PS e presidiu à Câmara Municipal de Baião, sucede no cargo a Ana Catarina Mendes, que desempenhava as funções desde o início de 2016, assumindo agora a liderança do Grupo Parlamentar.
O cargo de Secretário-geral adjunto do PS foi criado no início de 2016, logo após António Costa ter assumido as funções de primeiro-ministro, com o objetivo de melhor assegurar uma estrutura partidária forte, em tempo de exercício de Governo.
Uma opção, como lembrou António Costa na sua intervenção, que se revelou “acertada”.
“Os últimos quatro anos provaram que essa opção foi uma opção acertada. O Governo não pode ser ocupado pelo PS, mas o PS também não pode nem deve ser ocupado pelo Governo. Pelo contrário, o PS é o grande esteio de ligação entre quem está no Governo, nas câmaras, nas freguesias, na Assembleia da República, nas assembleias regionais, municipais e de freguesia, e o conjunto da sociedade portuguesa”, vincou o líder socialista, sublinhando que “precisamos de um PS vivo e presente na sociedade para além da ação governativa”.
Antes de propor o nome de José Luís Carneiro para ocupar o cargo neste novo ciclo político do partido, proposta que foi aprovada por ampla maioria dos membros da Comissão Nacional, o Secretário-geral do PS fez também questão de dirigir uma palavra de agradecimento à antecessora no cargo.
“Queria expressar um profundo agradecimento, meu e de todo o partido, pela forma inexcedível como a Ana Catarina Mendes exerceu estas funções ao longo destes quatro anos”, salientou António Costa, saudando a agora nova líder parlamentar.