home

José Luís Carneiro destaca resultados positivos no combate à pandemia mas lembra que o confinamento ainda é essencial

José Luís Carneiro destaca resultados positivos no combate à pandemia mas lembra que o confinamento ainda é essencial

No final da reunião técnica no Infarmed, o secretário-geral adjunto do PS sublinhou a convergência existente entre técnicos e responsáveis políticos sobre os resultados positivos que as medidas de isolamento social tiveram na contenção da pandemia covid-19, mas sublinhou que é essencial manter o confinamento.

“Os esforços conjuntos que têm vindo a ser desenvolvidos estão a produzir resultados positivos – resultados que se medem nomeadamente na redução do número médio de contágios nos últimos dias. Todos convergem em reconhecer que essa redução do número médio de contágios é o resultado do conjunto de medidas que têm vindo a ser desenvolvidas”, afirmou.

José Luís Carneiro, que em conjunto com Ana Catarina Mendes e Maria Antónia Almeida Santos, representou o PS na terceira reunião técnica sobre a situação epidemiológica em Portugal, sublinhou que o cenário atual aconselha “que todas as mensagens que têm sido dadas ao país, designadamente por parte do Presidente da República, do primeiro-ministro e demais intervenientes na condução deste processo, devam ser sublinhadas e mantidas”.

“Todos têm de manter o esforço para se manterem confinados nas suas habitações, excluindo os movimentos considerados indispensáveis para efeitos laborais ou acesso a bens públicos essenciais”, sublinhou.

José Luís Carneiro disse em seguida que a quarta reunião técnica no Infarmed terá lugar no próximo dia 15 e “servirá para se procurar aferir em que medida os dados positivos se consolidam”.

“Em função dessa análise, vamos ver como poderemos encarar o nosso futuro nos meses de maio e de junho em termos de retoma de algumas atividades que são essenciais para toda a sociedade, nomeadamente as escolares. Vamos manter todos os esforços determinados até hoje para procurarmos ter a perspetiva de que na próxima avaliação haja uma luz ao fundo do túnel”, explicou.

A terceira reunião no Infarmed contou com as habituais presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e de representantes dos partidos com assento parlamentar, entre outros responsáveis.

José Luís Carneiro deixou também uma mensagem de pesar pela morte da subdiretora-geral da Saúde, Catarina Sena, que faleceu esta segunda-feira, aos 47 anos, vítima de doença prolongada.