home

José Luís Carneiro apela a maior envolvimento dos cidadãos na vida democrática

José Luís Carneiro apela a maior envolvimento dos cidadãos na vida democrática

O Secretário-geral Adjunto do PS, José Luís Carneiro, defendeu ontem a necessidade urgente dos partidos políticos promoverem uma cultura de participação cívica que fomente a aproximação e o envolvimento das pessoas na vida democrática, aumentando o escrutínio da ação política. Esta intervenção realizou-se a propósito da apresentação do livro “Política e Democracia na Era Digital”, de João Almeida Santos, que decorreu ontem na Câmara Municipal de Lisboa.

Depois de felicitar os autores pelo contributo académico para valorização da democracia,  o Secretário-geral Adjunto do PS referiu que “este é um livro que interpela os partidos políticos para a urgente necessidade de promoverem uma cultura de participação cívica no momento da definição das politicas, no acompanhamento do processo de decisão, na implementação e monitorização dos seus efeitos na vida das pessoas”.

José Luís Carneiro defendeu ainda a complexidade de responder a este desafio face à evolução da sociedade digital em que vivemos hoje. “Tendo estes desafios já algum tempo, o maior desafio está na transição de modelos tradicionais de organização e no modo de fazer a política para o novo espaço aberto pela sociedade digital. Trata-se de um desafio especialmente significativo para aqueles que são esteios da democracia liberal e representativa: os partidos políticos”.


É, precisamente, com o objetivo de aprofundar a confiança dos cidadãos que o Partido Socialista tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas que promovem o contacto com os militantes, simpatizantes e a população em geral. “Manter uma presença de proximidade, junto das pessoas, olhos nos olhos, e ao mesmo tempo estar no mundo das redes sociais implica uma grande responsabilidade política. Mas, é com esse imperativo do agir democrático de uma cidadania exigente e responsável que o PS está a trabalhar”, explicitou.