“Mário Soares, ele que é, com muito orgulho, o grande fundador do Partido Socialista. Temos muita honra, muito orgulho em continuarmos a dar continuidade a esse projeto, o projeto de um partido que é a casa comum da democracia e a casa comum de quem ama a liberdade”, salientou, na ocasião, José Luís Carneiro.
“É mesmo a casa que honra e que dignifica os valores que, antes e depois do 25 de Abril, procuraram criar melhores oportunidades de vida para todos, democracia e liberdade e bem-estar”, referiu ainda o Secretário-Geral do PS.
A homenagem ao fundador do Partido Socialista e antigo chefe de Governo e de Estado, por ocasião do 101º aniversário do seu nascimento, foi promovida pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso e decorreu no Pavilhão de Portugal, sob o tema “As palavras e as imagens”.
Entre as várias iniciativas do programa figuraram o lançamento do catálogo da exposição “Mário Soares: Um Homem Inteiro”, que revisita a vida e o percurso de Soares, a exibição de um episódio do documentário “A Duas Voltas — Mário Soares e as presidenciais de 1986”, de Ivan Nunes e Paulo Pena, seguida de um debate com Daniel Oliveira, Francisco Mendes da Silva, Pedro Adão e Silva e Teresa Violante. O encerramento da sessão contou com intervenções de Leonor Beleza e João Soares, num momento de homenagem e reafirmação dos valores da liberdade, cidadania, justiça social e visão europeísta que guiaram a vida do antigo chefe de Estado e primeiro Secretário-Geral do PS.