home

José Junqueiro: “Autarquias devem ter medidas de gestão mais modernas”

José Junqueiro: “Autarquias devem ter medidas de gestão mais modernas”

José Junqueiro defendeu que as autarquias devem recorrer a medidas de gestão mais modernas e realizar investimentos colectivos para superarem as dificuldades financeiras que atravessam.

“Há autarquias que têm grandes dificuldades e isso impõe medidas de gestão mais modernas e que tornem sustentável o que pretendemos fazer, ou seja, passou o tempo de fazermos coisas isoladamente”, afirmou José Junqueiro, sublinhando que é preciso caminhar para investir em “equipamentos comuns”.
O secretário de Estado frisou que hoje é preciso ter garantias de que os cerca de três milhões de euros previstos no Orçamento do Estado para as autarquias sejam bem aplicados.
“A ideia de associativismo, a ideia de um território supramunicipal, de termos menos eleitos locais em executivos e termos uma capacidade de gerir melhor os territórios são garantias em que temos de aplicar bem estes quase 3 mil milhões de euros”, sustentou.
José Junqueiro falou à margem de um debate realizado na terça feira à noite, em Cascais, subordinado ao tema “Desafios autárquicos de 2013: contributos para a acção política”, organizado pelo Clube de Reflexão Política “A Linha”, grupo criado com o objectivo de fazer o cruzamento entre o pensamento e a política em união com todos os cidadãos.
Durante a sessão, o secretário de Estado falou às dezenas de participantes sobre a sustentabilidade do poder autárquico, sobre as suas competências e financiamento e sobre o sector empresarial local.
“É preciso estudar um conjunto de estratégias para que haja um poder autárquico sustentável financeiramente, com boas práticas sociais e que partilhe as políticas da administração central, numa perspectiva de proximidade”, frisou.
O responsável defendeu que o futuro das autarquias passa por uma “reorganização espacial de todo o território de forma mais inteligente”.