home

Jornadas parlamentares irão fazer balanço crítico do Governo

Jornadas parlamentares irão fazer balanço crítico do Governo

O PS vai dedicar as suas jornadas parlamentares, na quinta e sexta-feira em Oeiras e Sintra, a um balanço de dois anos de Governo e à apresentação propostas alternativas, aproveitando para destacar o trabalho de autarcas socialistas na Grande Lisboa.

“Vamos realizar as nossas jornadas parlamentares exatamente quando se assinalam dois anos de funções do Governo”, declarou Carlos Zorrinho, adiantando que os deputados do PS visitarão também concelhos do distrito de Lisboa como Cascais, Arruda dos Vinhos e Mafra.

“Visitaremos empresas que criaram emprego, que tiveram uma atitude diferente do Governo perante a crise”, revelou.

Segundo o líder parlamentar socialista, antes da sessão de abertura das Jornadas Parlamentares do PS, na quinta-feira, ao início da tarde, em Oeiras, o secretário-geral do PS estará no período da manhã em Mafra e Arruda dos Vinhos, visitando a Sicasal.

Já Carlos Zorrinho, no âmbito das visitas parlamentares, deslocar-se-á a Cascais, tendo no seu programa uma deslocação à empresa Progelcone.

A sessão de abertura das Jornadas Parlamentares do PS, prevista para as 15:00 horas, no auditório da AERLIS em Oeiras, terá intervenções do presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), Marcos Perestrello, do candidato socialista à presidência da Câmara de Oeiras, Marcos Sá, e do líder do Grupo Parlamentar, Carlos Zorrinho.

A sessão de encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, na sexta-feira, ao fim da manhã, em Sintra, terá discursos de Carlos Zorrinho, do candidato socialista à presidência da Câmara de Sintra, Basílio Horta, e do secretário-geral, António José Seguro.

Depois, entre a tarde de quinta-feira e a manhã de sexta-feira, os deputados socialistas estarão presentes em debate em três painéis distintos: “Emprego e crescimento económico, contributo para uma nova política europeia”; “As políticas de austeridade e o seu impacto social”; “O combate à exclusão social, o contributo das autarquias”.

“Vamos discutir os temas da economia, do impacto social das medidas do Governo e aquilo que os municípios do PS têm feito para minorar esses impactos. Destas Jornadas Parlamentares do PS sairão conclusões e projetos de lei concretos que serão agendados e que esperamos que a maioria PSD/CDS aprove, porque são diplomas para melhorar a vida dos portugueses”, alertou.

Para as questões económicas e de política europeia, o PS convidou o economista António Perez Metelo e o professor da Universidade do Minho Manuel Caldeira Cabral.

Sobre os efeitos das políticas de austeridade, os deputados socialistas vão ouvir intervenções do padre Lino Maio (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade) e de Rui Duarte (Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal).

No terceiro e último painel, referente ao combate à exclusão social, são oradores os presidentes de Câmara Joaquim Raposo (Amadora), Carlos Teixeira (Loures), Susana Amador (Odivelas) e Maria da Luz Rosinha (Vila Franca de Xira).