O arranque das jornadas está agendado para hoje, segunda-feira, com a intervenção do presidente do Grupo Parlamentar, Vasco Cordeiro. Ao longo dos três dias de trabalho de análise e debate sobre os documentos previsionais da Região para os próximos anos, os deputados socialistas incidirão a sua análise, entre outros aspetos, sobre os desafios que as famílias e empresas enfrentam na atual conjuntura económica e social.
Já este domingo, antecedendo os trabalhos parlamentares, o Secretariado Regional do PS/Açores, reunido também na cidade da Horta, no do Faial, procedeu à análise da situação política, económica e social da Região, advertindo que as propostas apresentadas pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) “ficam aquém das necessidades” da atual conjuntura e apontando à necessidade de serem tomadas medidas urgentes, ainda durante o ano de 2022, para responder aos problemas das famílias e empresas açorianas.
Como oradores convidados nas jornadas, para além de representantes dos diversos parceiros sociais, estas jornadas contam com a participação do professor Nuno Ornelas Martins, da Católica Porto Business School, o qual intervirá na área económica da análise global às propostas de Orçamento e Plano de Investimentos para 2023, e ainda do professor Fernando Diogo, da Universidade dos Açores, interveniente na área social do mesmo documento.
As Jornadas Parlamentares do PS/Açores contam ainda com o contributo do presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, do presidente da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, do presidente da Federação Agrícola dos Açores, do presidente da Federação de Pescas dos Açores, da União Geral de Trabalhadores (UGT) e da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP).
No decurso das jornadas, os deputados do PS/Açores terão ainda oportunidade de visitar a Escola Secundária Manuel Arriaga, a Cooperativa Agrícola de Laticínios do Faial (CALF) e o Lar das Criancinhas da Horta e de reunir com a Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA).
Para além das audições, os deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores vão reunir internamente para avaliar as Orientações de Médio Prazo e para debater as propostas de Plano e Orçamento do corrente ano, setorialmente e por ilha.