home

Jornadas Parlamentares centradas no fator modernizador do PRR para os serviços públicos

Jornadas Parlamentares centradas no fator modernizador do PRR para os serviços públicos

As Jornadas Parlamentares do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, focadas no papel do Estado ao serviço dos cidadãos, iniciam-se hoje, em Tomar, e vão permitir aprofundar o fator modernizador que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) representa para os serviços públicos.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Eurico Brilhante Dias, GPPS

O presidente da bancada do PS, Eurico Brilhante Dias, explicou que no centro da discussão estará o Plano de Recuperação e Resiliência, que está já em “grande execução e no terreno” e contém “uma dimensão de modernização dos serviços públicos”.

“Para um partido socialista, social-democrata, a troca entre impostos e serviços públicos é um aspeto particularmente importante e o investimento que fazemos na habitação social, na escola pública, no Serviço Nacional de Saúde e em outros serviços periféricos do Estado como os serviços consulares é um investimento forte do Plano de Recuperação e Resiliência, que tem impacto na vida dos portugueses e que vai, seguramente, melhorar esta troca entre os impostos que pagamos e os serviços públicos que temos”, salientou.

Eurico Brilhante Dias referiu a importância dos serviços públicos para a igualdade de oportunidades, sendo, por isso, “centrais para um país mais justo”. “Para nós, a justiça social é um elemento central”, vincou.

Depois de nas primeiras Jornadas Parlamentares do PS desta legislatura se ter falado de crescimento económico e coesão, os socialistas quiseram trazer para as segundas Jornadas Parlamentares “esse fator modernizador do PRR para os serviços públicos”.

Mostrando-se convicto de que todos querem “uma boa execução do Plano de Recuperação e Resiliência”, Eurico Brilhante Dias deixou claro que a execução do PRR equivale à “vida dos portugueses”, tratando-se da “habitação pública, da escola pública, dos computadores que chegam às crianças e às famílias, de mais habitação social”.

“Trazer o PRR para o terreno e mostrar como está a evoluir é, naturalmente, um aspeto importante e que, do ponto de vista da relação entre as instituições, tenho a certeza que será também um bom momento”, comentou.

As Jornadas Parlamentares do PS, que vão contar com a presença das ministras Mariana Vieira da Silva e Ana Catarina Mendes e que serão encerradas amanhã pelo primeiro-ministro e Secretário-Geral do Partido Socialista, António Costa, vão levar os deputados a estar “muito próximos das pessoas”: “Vamos estar em todo o distrito de Santarém, vamos visitar diferentes instituições, escolas, ensino superior, hospitais, centros de saúde, lojas do cidadão e espaços do cidadão”.

Como a digitalização é igualmente “um elemento para colocar o cidadão no centro dos serviços públicos”, os deputados do PS irão contactar com diferentes especialistas para debater este tema.

O líder parlamentar do PS indicou que os socialistas têm vindo a preparar um projeto na área da modernização do Estado “que sirva para avançarmos no enquadramento das medidas de modernização administrativa”.

“Há um longo histórico desde a primeira geração do Simplex até às medidas de modernização que estão no PRR e nós estamos a trabalhar num instrumento resolutivo que acompanhe também a iniciativa do Governo”, disse o presidente do Grupo Parlamentar do PS, que adiantou que, na terça-feira, é provável que se consiga avançar “com alguma iniciativa resolutiva nessa dimensão”.

ARTIGOS RELACIONADOS