Jornadas debatem inovação e desenvolvimento tecnológico no arquipélago
No arranque dos trabalhos, a deputada Bárbara Chaves, eleita pelo círculo de Santa Maria, referiu-se à importância do tema escolhido para estas jornadas, sublinhando a sua centralidade para o desenvolvimento futuro do arquipélago, nas diferentes vertentes económicas.
“Com estas jornadas queremos refletir sobre o novo fôlego que o desenvolvimento tecnológico pode representar para os Açores e, em concreto, como é que se vai traduzir em benefícios para Santa Maria”, disse a deputada socialista.
A parlamentar destacou, em particular, que “Santa Maria está a assumir uma nova centralidade com projetos científicos e inovadores”, apontando o facto de a recém-criada Agência Espacial Portuguesa estar sediada na ilha.
“Durante estes três dias queremos analisar o que foi feito, e o que está previsto fazer-se, nos Açores e em Santa Maria, para garantir que os nossos setores tradicionais conseguem acompanhar e beneficiar do desenvolvimento tecnológico e de que forma é que isso se vai traduzir na criação de mais emprego e de mais riqueza”, salientou.
As jornadas têm agendadas sessões internas de trabalho para analisar o impacto da inovação e a da tecnologia nos setores primários e nas nove ilhas dos Açores, incluindo também visitas a várias entidades, infraestruturas e projetos em Santa Maria, como a zona portuária de Vila do Porto, o Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial, a empreitada de instalação da nova Antena de Rastreio de Satélites, as instalações da ESA/Edisoft, a NAV e a empreitada do Parque Fotovoltaico.