Jorge Sampaio galardoado com o Prémio Nelson Mandela
Este Prémio honorífico visa reconhecer a contribuição excecional de Jorge Sampaio e de Helen Ndume, que têm dedicado as suas vidas e ação em prol da humanidade, pautando-se pelos objetivos e princípios subjacentes às Nações Unidas, na esteira da notável figura de Nelson Mandela, nomeadamente do seu legado em matéria de reconciliação, transição política e transformação social.
O Prémio Nelson Rolihlahla Mandela foi criado pela Resolução 68/275 das Nações Unidas de 6 de Junho de 2014, cujo Regulamento foi aprovado pela mesma Assembleia-Geral (Resolução 69/269 de 2 de Abril de 2015) e é atribuído de cinco em cinco anos, como uma homenagem a duas personalidades – uma mulher e um homem – provenientes de áreas geográficas diferentes, em reconhecimento do seu contributo excecional.
Os laureados são selecionados por um Comité das Nações Unidas, composto por representantes de seis Estados-membros, oriundos dos cinco grupos regionais, e um representante da África do Sul, e presidido pelo Presidente da Assembleia-Geral.
A cerimónia de entrega do Galardão decorrerá no próximo dia 24 de Julho na sede das Nações Unidas em Nova Iorque por ocasião das comemorações anuais do Dia Internacional Nelson Mandela.
Jorge Sampaio declarou sentir-se “muito honrado e feliz também” com a distinção. “Quero agradecer a todos os que, pelo mundo fora, apoiaram a minha nomeação. É, sem dúvida, um enorme estímulo e uma grande responsabilidade”, disse o ex-Presidente da República.