Jorge Lacão desiste de candidatura ao CSSI apesar do seu nome ter gerado consenso
Jorge Lacão anunciou hoje, no Parlamento, que desistiu da candidatura ao Conselho Superior de Segurança Interna (CSSI), depois de ter falhado por duas vezes a sua eleição. O deputado agradeceu à direção do Grupo Parlamentar do Partido Socialista ter proposto o seu nome.
“Apraz-me, neste momento, reconhecer o modo como, em sede de audição prévia, os senhores deputados dos vários grupos parlamentares se pronunciaram positivamente à candidatura, aliás, num singular momento de unanimidade manifestada”, lembrou Jorge Lacão, sublinhando que “é muito importante saber conciliar a coerência na defesa das causas políticas com o espírito de serviço público requerido pela dignidade das instituições”.
“Como tal, entendo agora que a melhor forma de servir a dignidade da instituição parlamentar é não insistir numa candidatura em relação à qual a regra não escrita do ‘fair play’ quanto ao entendimento político-partidário havido não teve concretização suficiente nos votos expressos”, assegurou.
O parlamentar socialista vincou que se tratou de “uma votação democrática e as votações democráticas devem ser respeitadas”. Como não deseja “fazer parte de um problema”, mas sim de uma solução, Jorge Lacão desistiu da sua candidatura.