Jorge Campinos / Tratado de Lisboa
Até à data do seu aniversário, o Partido Socialista irá destacar diariamente um rosto que está por direito próprio na História do PS e da Democracia portuguesa, e uma marca impressiva a que o PS está indissociavelmente ligado e que constituiu um avanço significativo para a sociedade portuguesa e para a vida dos cidadãos.
Na edição de hoje, evocamos a figura de Jorge Campinos, fundador do Partido Socialista. Deputado à Constituinte, à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, exerceu ainda os cargos de ministro do Comércio Externo no VI Governo Provisório e de ministro sem Pasta no I Governo Constitucional, liderado por Mário Soares. Formado em direito e ciência política, professor universitário, foi ainda Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional.
Recordamos também a assinatura do Tratado de Lisboa, em dezembro de 2007, durante a presidência portuguesa da União Europeia, conduzida por um governo socialista. Documento fundamental no processo de construção europeia, veio introduzir importantes reformas no funcionamento das instituições da União Europeia, consolidando também o prestígio de Portugal no seio da Europa.
45 anos de vida do Partido Socialista, ao serviço de Portugal.