home

João Ribeiro: Condenação das três jovens russas é “profundamente inaceitável”

João Ribeiro: Condenação das três jovens russas é “profundamente inaceitável”

Numa carta enviada ao embaixador da Rússia em Portugal, Pavel Petrovskiy, João Ribeiro, secretário nacional do PS para as Relações Internacionais e Cooperação, manifesta uma “profunda deceção pela sentença” sobre as jovens que protestaram contra o Presidente russo Vladimir Putin.

“Considero o veredicto do Tribunal desproporcional, o que, aliado aos relatos de maus tratos durante a detenção dos elementos da banda, me suscita inquietação e insegurança quanto à legalidade, independência e transparência do processo”, declarou.

Na carta, o secretário nacional considera que “a condenação de três jovens, duas das quais mães de crianças pequenas, a dois anos de prisão, pela expressão pacífica mesmo que controversa, dos seus pontos de vista é, no meu entender, profundamente inaceitável”.

“Desejo que esta sentença seja revista ou revogada, em conformidade com os procedimentos legais russos, desde que conformes às convenções assumidas pela Rússia no quadro do Direito Internacional e dos Direitos Humanos”, defende.