A eleição, decidida por unanimidade, teve lugar na 34ª reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que se realizou esta quarta-feira, com João Costa a suceder à norte-americana Maureen McLaughlin para o próximo mandato de três anos, que terá início a 1 de janeiro de 2024 e terminará a 31 de dezembro de 2026.
O Comité de Políticas Educativas é composto por representantes dos 38 Estados-membros da Organização e é responsável por coordenar toda a atividade da OCDE no setor da educação, aprofundar a cooperação entre países e contribuir para a formulação de políticas públicas.
Os membros deste Comité são eleitos nominalmente, isto é, independentemente da função que ocupem nos seus países. Na reunião, foi também eleito o Conselho Diretivo, que integrará representantes da Irlanda, Eslovénia, Finlândia, Japão, Holanda, Suíça e Austrália. Deste grupo de países, foi eleita para a vice-presidência a australiana Alex Gordon.
No Comité participam também a UNESCO e a União Europeia, reforçando o trabalho de colaboração e complementaridade das organizações internacionais multilaterais na construção de uma Educação de qualidade para todos.