João Ataíde das Neves (1958-2020)
O Partido Socialista endereça as mais sentidas condolências à família enlutada, aos amigos mais íntimos e a todos os camaradas que mais de perto conviveram com João Ataíde, destacado cidadão que se destacou pela sua intervenção cívica e política e que nos deixou esta madrugada prematuramente aos 61 anos.
Também a presidente do Grupo Parlamentar, Ana Catarina Mendes, expressou “profundo pesar e tristeza” pela notícia do desaparecimento inesperado e súbito do deputado socialista, evocando a sua memória como “um homem de causas”.
“Além de um vasto curriculum como Juiz, Desembargador, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Secretário de Estado do Ambiente e atualmente Deputado, importa sublinhar o Homem de causas, Humanista, de Cultura e de apurado sentido de humor”, referiu, endereçando à família e amigos, em nome da bancada parlamentar, “o seu profundo pesar pela perda”.
João Ataíde, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, foi eleito presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, em 2009, e em abril de 2019 passou a integrar o governo liderado por António Costa, desempenhando as funções de secretário de Estado do Ambiente, até à última legislatura. Atualmente desempenhava as funções de deputado à Assembleia da República pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista.