Já é possível renovar a carta de condução online
«As pessoas passam a poder fazer online tudo aquilo que faziam presencialmente e várias dessas matérias deixam de ser necessárias, como é caso da morada na carta de condução”, referiu o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, sobre o que considerou ser uma “grande transformação digital no atendimento” ao serviço dos cidadãos.
Este serviço online do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) insere-se no projeto intitulado pelo Governo de “carta sobre rodas”, integrando o programa Simplex +, de simplificação e modernização administrativa.
Atestados médicos eletrónicos
Numa fase posterior, a partir do primeiro trimestre deste ano, os atestados médicos necessários à emissão das cartas de condução vão passar também a ser transmitidos eletronicamente pelo Ministério da Saúde ao IMT, permitindo assim o registo automático da avaliação médica efetuada ao condutor.
Para o ministro, esta medida, além de contribuir também para diminuir os tempos de espera, vai proporcionar o aumento da transparência nos processos. “A partir do momento em que a transmissão é eletrónica e em que o papel desaparece, todo o controlo e segurança é muito maior, porque todos os atos médicos e informação ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes passam a estar registados”, disse.
Pedro Marques realçou ainda o esforço que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes tem realizado no sentido de reduzir os tempos de espera para atendimento, bem como os prazos de resposta para a emissão das cartas de condução.