home

Isabel Moreira: O sexismo e o ódio têm mesmo valor económico

Isabel Moreira: O sexismo e o ódio têm mesmo valor económico

“Que bom sermos o partido que defende tanto o Estado Social, porque não há defesa dos direitos das mulheres e combate à violência doméstica sem Estado social”, salientou ontem a deputada do PS Isabel Moreira, que alertou que o sexismo e o ódio têm valor económico.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Isabel Moreira

A também presidente da subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação, que encerrava a conferência ‘Prevenir e combater a violência doméstica – uma causa que convoca toda a comunidade’, organizada pelo Grupo Parlamentar do PS, salientou que, em Portugal, “o problema maior não está na lei, não obstante possamos sempre melhorar”.

“Têm sido os juristas do Grupo Parlamentar do Partido Socialista que, muitas vezes, têm tido a áspera tarefa de travar algumas iniciativas legislativas, porque tem-lhes cabido dizer que, por vezes, não é na lei que está a mudança, mas precisamos da ajuda de outras disciplinas, como a sociologia e a educação”, explicou.

Isabel Moreira, que aproveitou a sua intervenção para congratular o presidente do Grupo Parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, por ser “tão empenhado” no combate à violência doméstica, admitiu que o mundo foi “feito por homens, pensado para homens, em que as mulheres são invisíveis e subalternas”.

“O sexismo tem mesmo valor económico e as grandes empresas por trás do Facebook, do TikTok, do Twitter têm grupos a pensarem na melhor forma de promover o sexismo, o ódio, porque efetivamente dá dinheiro”, lamentou.

Aqui, a socialista deixou um alerta: “Se é verdade que são diferentes a palavra e a ação, a palavra promove a ação e há pessoas concretas que são atingidas na sua dignidade, no seu corpo, na sua vida, na sua segurança por causa disso”.

A deputada do PS mencionou, a título de exemplo, que “em Portugal todos os dias sai um jornal em que todas as capas têm uma mulher objetificada, porque o sexismo vende”.

Isabel Moreira defendeu a importância de se conquistar os homens para a igualdade e para o combate à violência, “não só porque é uma causa de toda a gente, mas porque os homens são mesmo muito beneficiados com o feminismo e com a igualdade”.

Afirmando que “os homens têm um peso muito grande em cima por causa do sexismo”, a socialista concluiu a sua intervenção referindo que, “por exemplo, os homens sofrem muito mais psicologicamente quando estão desempregados, porque acham que ‘falham como homens’”.

ARTIGOS RELACIONADOS