Investimento em 715 novos autocarros para servir todo o país
Falando na apresentação dos veículos que irão reforçar a frota da empresa rodoviária Carris, que teve lugar em Oeiras, Matos Fernandes referiu que as 15 novas viaturas da operadora pública da região de Lisboa “fazem parte dos 715 autocarros que estão a ser comprados no país todo”.
“Estamos a falar de um investimento de 220 milhões de euros, naquele que é o maior programa que está a ser feito nos países da União Europeia para aumentar e renovar a frota de autocarros, todos eles com elevada performance ambiental”, declarou.
De acordo com Matos Fernandes, estes 715 autocarros dividem-se em dois blocos dentro do POSEUR [Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos], o programa que os financia parcelarmente.
“No primeiro aviso, há cerca de um ano e meio, 15% dos autocarros eram elétricos. No segundo aviso, que encerrou há menos de um mês, 41% dos autocarros são elétricos”, explicou, referindo que “nenhum é a diesel, os outros são a gás natural”.
A par deste investimento, salientou o ministro, o Governo vai ainda aplicar 137 milhões de euros na aquisição de novas composições para o metro de Lisboa e para o respetivo novo sistema de sinalização, contribuindo, a par de um menor número de composições paradas, para aumentar a capacidade de oferta da empresa.
Na apresentação, que decorreu na estação da Carris de Miraflores, concelho de Oeiras, Matos Fernandes reafirmou o compromisso de que em 2050 “o país será mesmo neutro em emissões carbónicas”.
“Vamos mesmo conseguir reduzir de seis para um, que é um desafio enorme, aquilo que são as emissões carbónicas do nosso país”, acrescentou, falando numa meta de diminuição de 98% de emissões por parte do setor dos transportes. Para tal, “em 2050 toda a mobilidade terrestre será elétrica”, acrescentou
Reforço da oferta da Carris
Os 15 autocarros novos que estão já ao serviço da Carris são os primeiros de um conjunto de 250, que, na opinião do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, vão beneficiar os utentes com “um transporte de mais qualidade, com menos ruído, com mais conforto, com ‘wi-fi’ gratuito a bordo”, mas, acima de tudo, “um transporte público mais regular, mais frequente, com menos atrasos e com menos falhas”.
“No final do ano de 2019, só com este processo de aquisição, nós teremos renovado cerca de um terço da atual frota da Carris”, composta por 600 autocarros, acrescentou Fernando Medina, considerando que, com esta renovação, “começa o futuro da Carris”.
Já depois da viagem inaugural, o autarca da capital explicou que, “num primeiro momento, estes autocarros acrescerão à frota”, mas depois “começa a haver o abate dos autocarros antigos mais poluentes”.
Posteriormente, referiu Fernando Medina, serão adquiridos mais autocarros e “o saldo global deste processo será de mais 100 autocarros”, o que constitui “um aumento de cerca de 15%” do número de veículos, mas também um incremento de “entre 35 a 40% da capacidade de oferta”.
Este reforço vai permitir também repor serviços noturnos e de fim de semana, a par da abertura de novas linhas, disse ainda o autarca.
Desta dezena e meia de novas viaturas que andam já nas ruas da capital, seis são de dimensão ‘standard’ e nove são autocarros articulados, mas todos são movidos a gás natural.
Durante o próximo ano, a empresa vai contar com mais 250 autocarros, praticamente todos a gás natural ou elétricos (a exceção são apenas os minibus), o que constitui um investimento de 60 milhões de euros. A par disto, a Carris vai contar com um grande programa de investimentos, que ascende aos 150 milhões de euros nos próximos quatro anos.