home

InovArte colocará 220 jovens da área da cultura em 26 países

InovArte colocará 220 jovens da área da cultura em 26 países

       
27-Abr-2010 
José Sócrates considerou hoje decisivo para o futuro a capacidade de Portugal conseguir afirmar-se nas redes mundiais de conhecimento e de cultura e incentivou os jovens criadores nacionais a terem confiança nas suas capacidades.

José Sócrates falava no Museu Nacional de Arte Antiga, durante a sessão de lançamento do programa InovArte, que a partir de maio colocará 220 jovens bolseiros da área da cultura em 26 países de todos os continentes.

 

Numa cerimónia em que as intervenções políticas foram abertas pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, o primeiro ministro começou por defender a tese que “o papel do Estado é dar oportunidades a todos os cidadãos”.

Depois, sustentou o carácter vital de Portugal conseguir competir na rede mundial do conhecimento e da cultura e advertiu que “não há desenvolvimento possível sem actividade cultural”.

Neste contexto, José Sócrates salientou a importância do programa InovArte como promotor do desenvolvimento da indústria cultural.

“É importante que os jovens portugueses possam ter uma experiência nos sítios mais avançados da cultura mundial, porque Portugal sempre foi grande quando assumiu a sua universalidade”, disse, numa sessão em que também estiveram presentes os secretários de Estado Carlos Zorrinho e Valter Lemos, assim como a vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS Inês de Medeiros.

Na sua intervenção, José Sócrates recusou ainda uma perspetiva de cultura “fechada”.

“Nós queremos competir no mercado mundial e global da cultura e queremos que os nossos jovens tenham acesso a essas experiências”, acrescentou.