home

Inovação e internacionalização das empresas portuguesas

Inovação e internacionalização das empresas portuguesas

O PS realiza amanhã mais uma iniciativa no âmbito da discussão do programa eleitoral. O debate centrar-se-á no papel das empresas enquanto centros de inovação e criação de valor para a economia nacional. O evento terá lugar no Centro de Congressos de Aveiro a partir das 21 horas de sexta-feira 29 de maio.
Inovação e internacionalização das empresas portuguesas

O evento será dinamizado por um painel de oradores que combinam a experiência empresarial com o estudo do papel da inovação e da internacionalização no desenvolvimento económico. A sessão de encerramento contará com a intervenção de António Costa.

A inovação e a internacionalização das empresas portuguesas desempenharão nos próximos anos um papel crucial na recuperação dos níveis de emprego, rendimento e bem-estar das famílias portuguesas.

A política do governo do PSD/CDS ao longo dos últimos anos fez do fundamentalismo austeritário o seu programa de política económica, sob o lema “Iremos além da Troika”. Este fundamentalismo implicou a redução de financiamento para a investigação e a inovação empresarial, mas criou também fundadas dúvidas sobre as perspetivas de procura que determinam as decisões de investimento das empresas.

A resposta do Partido Socialista a estas limitações passa por um conjunto de políticas diferente que tem como objetivo apoiar a inovação e a internacionalização das empresas, mas também o investimento em capital humano e a criação de emprego. Por isso, propomos um conjunto de políticas de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, sem esquecer a perspetiva do território e a necessidade de expandir a atividade económica em zonas deprimidas, que gozando de custos de mão-de-obra mais reduzidos e preços de arrendamento mais reduzidos, têm custos de interioridade que importa diminuir.

Mas não basta. No período mais recente as empresas sofreram prejuízos decorrentes da repressão da procura que se transformaram em prejuízos e deterioraram a sua base de capital. Neste quadro, importa discutir também um conjunto de políticas destinadas a aumentar os níveis de capitalização das empresas, para que estas possam beneficiar das condições de liquidez favoráveis. Sem um reforço da base de capital, o setor bancário tenderá a manter uma avaliação de risco restritiva, as empresas tenderão a definhar e os seus níveis de endividamento tornar-se-ão insustentáveis. Não é possível reduzir a alavancagem num contexto recessivo.

Nesta sessão, o Partido Socialista lança o debate em torno de um conjunto de propostas de política que têm como objetivo relançar o investimento e a inovação empresarial.