home

Indicadores do INE confirmam a degradação social provocada pelo Governo

Indicadores do INE confirmam a degradação social provocada pelo Governo

O Dirigente Nacional e também deputado José António Vieira da Silva criticou o retrocesso social que o Governo está a provocar em Portugal.

Vieira da Silva sustenta que os dados do Inquérito do INE às Condições de Vida e Rendimento confirmam a intensa e profunda degradação social que Portugal enfrenta. “Aprofundaram-se assimetrias que estavam a ser reduzidas”, apontou o Dirigente Nacionaldo PS, acrescentando que, “se existisse alguma dúvida de que a política de austeridade agravou as desigualdades, estes indicadores acabam com as dúvidas”.

O deputado socialista alerta que o aumento da intensidade da pobreza, do número de pessoas que está numa situação de pobreza severa e do número de pessoas abaixo do limiar de pobreza constituem “sérios sinais de preocupação”.

“A taxa de pobreza atinge o valor mais alto desde 2005”, critica, vincando que a estes problemas acrescem as dificuldades de acesso a serviçospúblicos. “É um retrocesso social que atinge desempregados e famílias com crianças, que resulta da política de austeridade reforçada e de um caminho de corte das políticas sociais que esta maioria escolheu e continua a seguir”, frisou.