Durante um debate sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), Susana Correia ironizou a utilização da palavra “competência” por parte do PSD e contrapôs que “a incompetência na área da Saúde não resolve problemas”.
“Na Saúde, a gestão está a ser feita com pura incompetência política”, criticou a socialista, apontando como exemplo a situação do INEM. Para Susana Correia, “o que se está a passar com o INEM é pura negligência deste Ministério da Saúde”, que “ignorou as greves dos técnicos do INEM e impediu o INEM de acautelar os problemas graves de prestar socorro à população”.
A incompetência do executivo na área da Saúde estende-se ao concurso dos médicos de família em regiões onde eles são precisos, não tendo sido aberta nenhuma vaga; assim como à situação com a anterior direção executiva do SNS e às cirurgias oncológicas, quando o Governo enganou os portugueses e anunciou “zero utentes acima do tempo máximo de resposta garantido”, enumerou a parlamentar.
No final da sua intervenção, a deputada do Partido Socialista questionou a pertinência do projeto de resolução do PSD, recomendando ao Governo o estabelecimento de parcerias em saúde sempre que tal seja justificado, quando a própria ministra da Saúde já assumiu “que vai criar as PPP e até já sabe em quem hospitais vai criar”.
“A palavra ‘competência’ não cabe neste Ministério da Saúde”, assegurou.