O Secretário-Geral do PS deixou igualmente uma “mensagem de força e coragem a todos os bombeiros no terreno”, com especial apreço pelas corporações, familiares e colegas dos soldados da paz que perderam a vida, tragicamente, durante o combate ao fogo.
Após expressar “as mais sinceras e profundas condolências”, o líder socialista deixou um forte apelo aos cidadãos para seguirem as orientações das autoridades.
“O maior contributo que podemos dar neste momento é evitar comportamentos de risco e respeitar as indicações da Proteção Civil e demais autoridades”, alertou.
Apoios europeus na recuperação
Também os deputados do Partido Socialista no Parlamento Europeu “lamentam profundamente a perda de vidas humanas” nestes dois dias negros para o país.
Em comunicado divulgado esta manhã, os eurodeputados socialistas expressam “sinceras e profundas condolências”, manifestando ainda “toda a solidariedade aos bombeiros e restantes autoridades de proteção civil que, dia e noite, combatem os incêndios e zelam pela segurança de todos”.
“Este é o momento de nos unirmos na solidariedade às pessoas e às autoridades portuguesas”, lê-se na nota.
A terminar, e agradecendo a solidariedade expressada por diversas personalidades e quadrantes da Europa, os deputados do PS em Estrasburgo referem as sucessivas tragédias que se têm abalançado sobre vários países do continente, e após as quais, apelam, será necessário providenciar apoio na recuperação.