home

Incêndio de Monchique: Já estão abertas candidaturas aos apoios para controlo da erosão

Incêndio de Monchique: Já estão abertas candidaturas aos apoios para controlo da erosão

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse esta quinta-feira que o Estado vai disponibilizar 4,5 milhões de euros para “defender as linhas de água da erosão”, reconstruir caminhos e recuperar a zona ardida.

Explica fonte do Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos, que serão apoiadas acções de recuperação das infraestruturas afectadas, designadamente pontos de água, de controlo da erosão, de tratamento e protecção de encostas, de prevenção da contaminação e assoreamento das linhas de água e da sua recuperação, e ainda acções de combate à perda de biodiversidade.

As candidaturas aos apoios arrancam esta quinta-feira e é possível concorrer até dia 30 de setembro.

Medida do PDR 2020

“Adotámos esta medida que se chama Estabilização de Emergência e à qual se podem candidatar as autarquias locais, organizações de produtores florestais e até, nalguns casos proprietários individuais”.

Podem candidatar-se a esta medida, integrada no PDR 2020, autarquias ou outras entidades públicas, produtores ou organizações de produtores e associações de produtores, nomeadamente Zonas de Intervenção Florestal.

5 M€ para minimizar prejuízos na agricultura

Estão também abertas, desde 22 de Agosto, as candidaturas para minimizar os prejuízos na agricultura, no montante global de 5 milhões de euros. Este montante destina-se a apoiar perdas de animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções rurais de apoio à actividade agrícola.

Estas candidaturas estão igualmente abertas até ao dia 30 de Setembro. Está ainda disponível apoio à alimentação animal, incluindo abelhas. Os agricultores devem dirigir-se aos serviços do Ministério da Agricultura na região a fim de receberem ajuda.