home

IMPACTO FINANCEIRO DA VIOLÊNCIA DE GÉNERO NA UNIÃO EUROPEIA ATINGE OS 366 MIL MILHÕES DE EUROS POR ANO

IMPACTO FINANCEIRO DA VIOLÊNCIA DE GÉNERO NA UNIÃO EUROPEIA ATINGE OS 366 MIL MILHÕES DE EUROS POR ANO

O Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE) divulgou um novo estudo sobre o impacto financeiro da Violência de Género, concluindo que, entre custos e perdas de receita, os valores podem atingir uns alarmantes 366 mil milhões de euros por ano no espaço da União Europeia. Segundo este estudo, a violência contra as mulheres representa 79% deste montante. Ou seja, 289 mil milhões de euros.

Em termos comparativos, o montante anual associado à Violência de Género ultrapassa o dobro do orçamento anual (164 mil milhões de euros) da União Europeia e atinge quase o valor de subvenções associado ao programa Next Generation (390 mil milhões de euros), a “bazuca” que potenciará a recuperação da crise pandémica a nível europeu.
O estudo do EIGE divide o valor em causa entre custos com o impacto físico e emocional (56%), custos com serviços de justiça criminal (21%), custos das perdas económicas (14%) e custos com serviços de justiça criminal, casas-abrigo e proteção infantil (9%), ressalvando que os custos com casas-abrigo são de apenas 0,4% do total.
Carlien Scheele, diretora do EIGE, chama a atenção para a necessidade de investimento “em atividades que previnam a violência contra as mulheres e protejam as vítimas”, dizendo também que “a vida humana, a dor e o sofrimento não têm preço, no entanto saber o custo da violência pode ajudar os países da UE a canalizar dinheiro para onde é realmente necessário e onde é mais eficaz em termos de custos”. Carlien Scheele afirma que prevenir a Violência de Género “é um imperativo moral mas também uma economia inteligente”.

Ainda assim, estes impactos são encarados como estimativas que ficam aquém da realidade, tendo em conta que muitas situações de Violência de Género não estão identificadas nem são registadas. Isto é, para obter um quadro real do número de vítimas e dos impactos financeiros associados, é necessário que os Estados desenvolvam pesquisa e tratamento de dados de forma ativa. A recolha de dados detalhados sobre as diferentes formas de violência com base no género é uma obrigação ao abrigo da Convenção de Istambul, que todos os países da UE assinaram e 21 ratificaram.

A violência praticada por parceiros íntimos, que disparou durante a pandemia de Covid-19, representa quase metade (48%, € 174 bilhões) do custo da Violência de Género. A violência praticada por parceiros íntimos contra as mulheres representa 87% deste montante (151 mil milhões de euros).

ARTIGOS RELACIONADOS