Horizonte 2020 oferece oportunidades que urge aproveitar
Margarida Marques falava na sessão de abertura da reunião do Conselho Birregional do Fórum Académico Permanente América Latina, Caraíbas e União Europeia (ALC-UE), que decorreu no ISCTE-IUL, em Lisboa.
Subordinando a sua intervenção ao tema “Associação Estratégica América Latina, Caraíbas e União Europeia”, a secretária de Estado destacou o papel transversal da ciência e da inovação como mecanismos de desenvolvimento dos países e entre países e regiões e elogiou a cooperação transnacional no fomento da criação de redes científicas e redes de inovação em benefício de todos os países envolvidos.
Conhecimento e inovação potenciam crescimento
Margarida Marques sublinhou ainda o potencial do conhecimento e da inovação na promoção do crescimento económico. “A importância acrescida da cooperação transnacional e inter-regional nestas áreas é particularmente importante uma vez que a interdependência das economias é cada vez mais acentuada”, disse.
A secretária de Estado elogiou ainda o Fórum Académico Permanente, criado na I Cimeira UE-ALC realizada em Santiago do Chile no ano de 2013, na construção de um espaço de ensino superior e deu como exemplos algumas experiências de sucesso entre a UE e a América Latina; 400 intercâmbios Erasmus + para América Latina e 800 para a Europa e a participação de mais de 150 organizações latino americanas e de 3700 investigadores nas Ações Marie Curie.