home

Habitação municipal de Lisboa entrega milésima chave

Habitação municipal de Lisboa entrega milésima chave

A Câmara Municipal de Lisboa assinalou hoje a entrega da milésima chave de habitação municipal atribuída durante o mandato do atual Executivo, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O sexo e a Juventude Popular

“Que a entrega desta chave simbolize a construção de um novo e melhor futuro para todos vós”, referiu o presidente da autarquia, Fernando Medina, que esteve acompanhado pela vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local.

“Hoje é um dia muito feliz e de muito orgulho para todos nós. Todos têm direito a uma habitação condigna e assinalamos este ato solene, a entrega da milésima chave, na casa mais nobre da Cidadania e Justiça da cidade, o Salão Nobre dos Paços do Concelho, para lhes dar as boas-vindas à família da cidade de Lisboa”, referiu por seu turno, Paula Marques.

Fernando Medina salientou a prioridade que o Executivo municipal dedica à área da habitação, anunciando que serão construídas mais cinco mil casas, no âmbito do Programa Renda Acessível, destinadas a jovens e à classe média, defendendo que esta é uma política “essencial para a vida da cidade de Lisboa”.

Na oportunidade, o autarca socialista desejou a todas as novas famílias abrangidas pela habitação municipal umas “excelentes festas” e “que esta entrega de chaves simbolize o início de uma nova vida, com mais condições, mais dignidade, e que a nova casa seja também uma nova esperança, alegria e confiança no futuro”.

Durante a sessão, a 12ª deste ano, foram entregues, no total, 72 habitações municipais, no âmbito dos vários programas em curso na área da habitação da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente através do RRAHM, Programa da Renda Convencionada e Operações de Realojamentos e Transferências.

As novas famílias que vão entrar para a habitação pública municipal de Lisboa serão distribuídas por fogos um pouco por toda a cidade, nas freguesias da Ajuda, Alcântara, Alvalade, Arroios, Avenidas Novas, Belém, Benfica, Campo de Ourique, Lumiar, Marvila, Olivais, Penha da França, Santa Clara, Santa Maria Maior, São Domingos de Benfica e São Vicente.

A política de habitação, a reabilitação urbana e a criação de mecanismos de arrendamento acessível são, também, áreas chave que o Governo do PS tem definido como prioritárias, enquadrando-se nos eixos do Programa Nacional de Reformas, para promover a reanimação da economia nacional e responder às novas necessidades habitacionais, em particular das classes com menores rendimentos e das gerações mais jovens.

“Para que seja possível que as novas gerações tomem conta das cidades”, advogou o primeiro-ministro e líder socialista, António Costa, ao definir 2017, no recente Congresso da Juventude Socialista, como um ano que será especialmente dedicado à habitação.