home

Há um retrocesso absoluto em Portugal na igualdade de género

Há um retrocesso absoluto em Portugal na igualdade de género

A propósito do  relatório do Fórum Económico Mundial sobre igualdade de género, onde Portugal ocupa o 51.º lugar, tendo caído  18 posições nos últimos seis anos,  a presidente do Departamento Nacional de Mulheres Socialistas diz que vivemos uma situação “extremamente preocupante”.

“Não há dúvidas nenhumas de que isto é o reflexo da situação económica e social que nós vivemos no país e que é extremamente preocupante”, disse Isabel Coutinho, alertando para “um retrocesso absoluto” no campo da igualdade de género, que se deve à atual situação económica, mas também à “evidente falta de investimento e de interesse deste Governo nesta matéria”.

A presidente do Departamento Nacional de Mulheres Socialistas defendeu ainda que é preciso parar para pensar, uma vez que esta é uma questão que tem de ser redefinida em conjunto com empresas, serviços públicos, instituições e escolas. No relatório, Portugal surge na 66.ª posição ao nível da participação das mulheres na economia, em 56.º lugar no “ranking” da educação, em 83.º, em matéria de saúde, e em 46.º, ao nível do poder político.