home

Grupo Parlamentar do PS “honrará o compromisso”

Grupo Parlamentar do PS “honrará o compromisso”

A líder parlamentar interina do PS prometeu hoje que a sua bancada fará uma oposição “responsável” e com “sensibilidade”, frisando que “a delicadeza” do momento nacional não é para ruturas mas para convergências.

 

 

Maria de Belém falava na abertura do debate sobre o Programa do XIX Governo Constitucional, na Assembleia da República.
“A delicadeza do momento reclama de todos nós sentido de responsabilidade e também sensibilidade. Em nosso entender, este não é o momento para ruturas, mas para conjugação de esforços na estrita defesa dos interesses de Portugal e dos portugueses”, salientou Maria de Belém.
Face ao atual contexto internacional e nacional, Maria de Belém garantiu que o Grupo Parlamentar do PS “honrará o compromisso” que subscreveu com a 'troika', “defenderá a moeda única e o projeto europeu, sem prejuízo da afirmação de um quadro estratégico mais amplo no domínio das relações internacionais”.
“O Governo tem inteira legitimidade para governar e os deputados do PS têm legitimidade conferida com base no seu programa eleitoral. Cabe-nos fazer uma oposição responsável e construtiva, apresentar alternativas sempre que discordarmos das soluções propostas e contribuir na coerência da nossa matriz referencial para o aperfeiçoamento da decisão final”, disse.
Maria de Belém referiu-se depois de forma implícita à decisão do Governo de proceder a uma contribuição especial em sede de IRS, de 50 por cento, de caráter temporário mas universal, em relação ao subsídio de Natal.
“O primeiro-ministro anunciou medidas que não constam do programa eleitoral. Considero que tem vossa excelência toda a legitimidade para tomar as decisões que entenderem e nós reservaremos o nosso sentido de voto depois de conhecermos os estudos que fundamentem essas propostas”, referiu.