home

Grupo de Alto Nível proposto por António Costa será presidido por Maria João Rodrigues

Grupo de Alto Nível proposto por António Costa será presidido por Maria João Rodrigues

O grupo de Alto Nível sobre o aprofundamento da União Económica e Monetária (UEM), uma estrutura do Partido Socialista Europeu (PSE) que resulta de uma proposta de António Costa no último congresso do PSE, em Budapeste, vai reunir-se pela primeira vez amanhã, 3 de dezembro, em Bruxelas.
Grupo de Alto Nível proposto por António Costa será presidido por Maria João Rodrigues

A eurodeputada Maria João Rodrigues foi nomeada pelo PSE para presidir e coordenar esta iniciativa, que pretende criar uma rede de socialistas nos governos e parlamentos nacionais, em conjunto com os eurodeputados e comissários europeus, para trabalhar de maneira coordenada no sentido de corrigir as atuais regras da zona euro permitindo assim um crescimento equilibrado e sustentável.

O trabalho deste fórum, que irá estender-se até março do próximo ano, irá influenciar o debate em curso sobre a reforma da UEM e os socialistas europeus pretendem apresentar soluções para que a zona euro se torne num espaço de convergência e não de divergências económicas, sociais e políticas como é hoje. A eurodeputada Maria João Rodrigues defende que “para corrigir estes desequilíbrios, não basta apontar para objetivos económicos, mas também sociais”.

Maria João Rodrigues, vice-presidente dos socialistas no Parlamento Europeu, considera ainda que esta “será uma oportunidade para introduzir uma nova noção de reformas, que não se traduzam somente em reformas do mercado de trabalho ou cortes nas pensões, mas também em reformas do sistema de educação, de inovação ou energético e da coordenação das políticas económicas para promover o crescimento coletivo”.