home

Governo vai devolver ao SNS o seu serviço de excelência

Governo vai devolver ao SNS o seu serviço de excelência

A deputada do PS Luísa Salgueiro garantiu ontem, no Parlamento, que o Governo vai devolver ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) a sua matriz inicial, ou seja, “um serviço público de excelência, acessível a todos”.
Governo vai devolver ao SNS o seu serviço de excelência

Durante a sua intervenção no debate temático sobre políticas de saúde, agendado pelo Partido Socialista, Luísa Salgueiro sublinhou que “é fundamental e urgente transmitir ao país uma mensagem de confiança no Serviço Nacional de Saúde”. Assim, explica, o Executivo pretende devolver “a este serviço público o prestígio que conseguiu alcançar na sociedade portuguesa e que foi tão desvalorizado e atacado pela recente governação de direita”.

“Defender um SNS que proteja os mais desfavorecidos, que combata desigualdades e promova uma sociedade mais coesa e justa é um dos objetivos centrais deste Governo”, garante a deputada.

O PS, que vê no SNS “um dos mais importantes instrumentos de coesão social”, lembra que se trata da “melhor resposta para aqueles que, pela sua maior vulnerabilidade, têm neste mecanismo de proteção a sua última e única solução”.

Luísa Salgueiro recordou que o anterior Executivo de direita aumentou as taxas moderadoras, restringiu a abertura de novas unidades de saúde familiar e manteve encerrados equipamentos de cuidados continuados concluídos e pagos. “Não raras vezes, no afã de cortar nos números, o Governo de direita esqueceu-se das pessoas”, acusou.

A deputada do PS referiu-se, ainda, “à emigração dos nossos jovens mais qualificados – milhares, no caso dos enfermeiros – e às aposentações precoces dos médicos mais experientes”.

Por isso, garante, um dos maiores desafios que o Governo vai ter de enfrentar vai ser “trazer de volta ao setor público os melhores profissionais, que fizeram do nosso SNS um dos melhores do mundo”.