home

Governo usa RTP como desculpa para derrapagem

Governo usa RTP como desculpa para derrapagem

rtp-logo.jpgO PS acusou hoje o Governo de justificar com a RTP o descontrolo da despesa pública verificado nos dois primeiros meses deste ano.

A deputada Inês de Medeiros acusou o ministro Miguel Relvas de “contradição”, lembrando que em janeiro o governante lhe enviou uma resposta escrita em que garantia que o pagamento iria ser faseado, como estava previsto. “Qual é o meu espanto quando agora justificam o aumento da despesa do Estado com a dívida da RTP”, disse.

A pergunta de Inês Medeiros surge depois de o ministro Miguel Relvas e o próprio primeiro-ministro terem justificado, ontem, o aumento da despesa no mês de fevereiro com o pagamento integral da dívida da RTP. Por isso, o PS quer agora saber qual foi o motivo para se saldar a dívida na totalidade. “Depois de irmos mais longe do que a troika, estamos agora a ir mais longe do que o Defta”, acusou Inês Medeiros.

“A RTP serve para toda e qualquer derrapagem. Por que querem saldar a dívida toda agora se não é para privatizar e vender a RTP limpa?”, questionou a deputada do PS. Inês Medeiros lamentou ainda que a RTP seja a única empresa pública que não apresentou até ao momento orçamento e plano de atividades para 2012, o que considerou ser “um mundo de opacidade”.

“Na RTP fala-se em reestruturações, em despedimento de muitas pessoas, mas não há nada de oficial e a lei é violada da forma mais descontraída possível”, acrescentou.