home

Governo transformou a vida dos reformados deste país num inferno

Governo transformou a vida dos reformados deste país num inferno

O Secretário-geral do Partido Socialista visitou hoje um Centro de Dia, em Alverca do Ribatejo, onde conversou com pensionistas e reformados para conhecer as suas preocupações.

António José Seguro esteve hoje com pensionistas e reformados e ouviu os desabafos de pessoas que vivem angustiadas porque têm menos rendimentos, mas também porque não sabem com o que podem contar no futuro. A incerteza criada pelo Governo é muita, pois o Governo apenas diz que há cortes definitivos e provisórios, sem especificar quais. Na conversa com os idosos, António José Seguro ficou com maior conhecimento acerca do “inferno em que o Governo transformou a vida dos reformados deste país”.

O líder socialista chamou a atenção para a “grande inversão do ponto de vista civilizacional” trazida pela crise. Numa idade em que já deveriam poder contar com o apoio dos filhos, muitos idosos portugueses vivem a situação oposta. “Como muito dos filhos estão desempregados, são os pais que estão a ajudar os filhos. E esta é uma situação trágica, que não pode continuar assim”.

Para António José Seguro, “esta situação decorre do fraco crescimento económico de Portugal. Foram aplicadas doses excessivas de austeridade, indo para lá dos cortes pedidos pela troika. O Governo entende que a estratégia de empobrecimento é a melhor para sair da crise”, algo de que o PS discorda, no que é corroborado pela realidade vivida pelos portugueses.

António José Seguro salientou ainda a importância das instituições que apoiam os idosos, sobretudo os que têm maiores dificuldades, apesar de terem cada vez mais utentes e menos rendimentos. “Estas instituições são fantásticas, e têm feito das tripas coração para continuarem a acolher e cuidar essas pessoas”.