home

“Governo tenta socorrer-se de um Plano B e do papão da troika”

“Governo tenta socorrer-se de um Plano B e do papão da troika”

O assessor económico de António José Seguro, Óscar Gaspar, redigiu um artigo de opinião no semanário Sol intitulado “Descubra as semelhanças”.

Óscar Gaspar começa por reiterar que “o nível de vida dos portugueses está muito pior do que o Governo prometia”, com o Estado a poupar “menos do que o previsto, o investimento que deveria estar a crescer continua a cair, a diplomacia económica não consegue aguentar o ritmo das exportações e as importações caem por motivos que todos os portugueses sentem”.

“Este ministro das Finanças é muito impressionante, como diria o FMI na sua novilíngua”, ironiza, garantindo que “Vítor Gaspar corrige mas corrige tarde, pelo que tem que corrigir cada vez mais e corrige sempre menos do que devia”.

Segundo o assessor económico, uma “recessão mais profunda do que o previsto vai implicar mais falências, mais desemprego e mais dificuldades para as famílias”.

“Um cenário macroeconómico em que ninguém acredita é um erro de política económica que o país vai pagar caro, mês após mês, quando se perceber que o Governo pretendeu vender ilusões”, acusa.

“O Governo tenta socorrer-se de um Plano B e do papão da troika para lançar mão de cortes irrefletidos e conjunturais, mas os 850 milhões de euros de cortes adicionais já não são suficientes”, assegura.

Leia aqui o artigo