home

Governo tenta destruir o sistema científico em Portugal

Governo tenta destruir o sistema científico em Portugal

Primeiro-ministro tem “uma obsessão fanática contra tudo o que de positivo herdou do anterior Governo”, arrasou o plano tecnológico e tenta destruir o sistema científico em Portugal.

 

Segundo lembrou Carlos Zorrinho, os “peritos nacionais e internacionais, organizações como a OCDE, consideravam o programa Novas Oportunidades uma iniciativa meritória, mas o Governo desmantelou o programa. Agora, quando os resultados começam a surgir cada vez mais pujantes na investigação científica, havendo mais investigadores portugueses premiados e mais equipas portuguesas a alcançarem reconhecimento, o primeiro-ministro vem dizer que está tudo errado e que quer começar tudo de novo contra a opinião da comunidade científica e contra a opinião do Conselho de Ciência e Tecnológica”.

O deputado socialista alertou o Executivo que o sistema científico “não é um prédio que se possa destruir e fazer logo outro ao lado”. “Mesmo que se pudesse fazer isso, tal seria uma atitude gratuita que lesaria o país. O PS apela ao primeiro-ministro que dialogue com a comunidade científica e com as empresas”, acrescentou. Carlos Zorrinho acusou, ainda, o Executivo de Pedro Passos Coelho de pretender “criar uma espécie de saco azul” nos apoios à ciência, tendo em vista “financiar apenas só quem quer”. “O Governo quer ser o árbitro científico. Mas na ciência os árbitros são os cientistas”, sublinhou.