O socialista, que intervinha no debate sobre a modernização da linha do Alentejo, realçou que estão “em curso, com 3,2 milhões de euros, os concursos para o projeto de execução para a modernização do troço Casa Branca-Beja, incluindo a eletrificação e instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações”, assim como “o estudo de viabilidade técnica e ambiental da ligação ferroviária ao Aeroporto de Beja”.
“Hoje temos garantias que a IP irá desenvolver um estudo de procura de mercado e de análise custo/benefício para intervenções a realizar no reforço da Rede Ferroviária Nacional, incluindo a reativação do troço Beja-Ourique da Linha do Alentejo, onde se englobará o ramal de Aljustrel”, asseverou.
O deputado apontou que “esta localidade tem inscrita no PRR com cerca de 9 milhões de euros – com concurso público para a sua execução a lançar nos próximos meses – a variante circundante à vila de Aljustrel, ambicionada há cerca de 40 anos”.
Nelson Brito destacou ainda que também será intervencionado o IP8, entre Santa Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo, “incluindo a construção da variante à povoação de Figueira de Cavaleiros e entre Ferreira do Alentejo e Beja, e da variante à povoação de Beringel, com financiamento do PRR, devendo a conclusão da obra ocorrer até 2025”.
O socialista eleito pelo círculo de Beja lembrou que, nos últimos cinco anos, foram beneficiadas no Baixo Alentejo “várias estradas em cerca de 13 milhões de euros, a juntar mais 2,7 milhões em fase de adjudicação”.
O Governo do Partido Socialista traçou “uma estratégia, uma planificação, uma calendarização e decisão política” para assegurar o financiamento dos vários projetos no quadro comunitário 2030 e no PRR, salientou.