home

Governo socialista recebe visita do Presidente da República de Angola

Governo socialista recebe visita do Presidente da República de Angola

José Sócrates afirmou-se hoje orgulhoso por chefiar um Governo que soube compreender o potencial da economia angolana e sublinhou o clima de confiança existente entre as economias, instituições e empresas dos dois países, no âmbito da visita de José Eduardo dos Santos a Portugal.

Em S. Bento, o primeiro-ministro português e o Presidente da República de Angola apadrinharam a assinatura de acordos de cooperação entre os dois países:  duas linhas de crédito no valor global de 1500 milhões de euros, a criação conjunta de um novo banco de investimentos e um memorando na área da educação.

José Sóocrates considerou que Portugal e Angola “deram um passo da maior importância na relação entre os dois países”, acrescentando que a criação de um banco de investimento conjunto “é um sinal que representa a confiança que hoje existe entre as duas economias e que sinaliza a excelência e a maturidade das relações económicas entre os dois países”.

O primeiro-ministro português destacou também a importância para a consolidação da parceria estratégica luso-angolana resultante da decisão dos executivos de Lisboa e de Luanda duplicarem a linha de crédito de apoio às exportações nacionais: “Esta linha de crédito passou agora a ser de mil milhões de euros, quando há dois anos e meio ainda era apenas de 100 milhões de euros. É para mim uma honra presidir a um Governo que soube compreender o potencial de crescimento e de modernização da economia angolana, e que nunca deixou de confiar nos benefícios mútuos que ambos os países teriam com o aprofundamento das relações económicas”.