Governo socialista prossegue aposta em investigação e ciência
José Sócrates assegurou que o investimento em ciência e investigação vai continuar, já que nesta aposta assenta a resposta para ultrapassar as actuais dificuldades da economia.
“A aposta na ciência e na investigação e desenvolvimento vai continuar. E vai continuar apesar da crise económica, ou melhor, sobretudo por causa da crise económica. Este é o momento para afirmar que a resposta a esses problemas se deve fazer com a aposta no conhecimento, na ciência e numa melhor educação”, disse José Sócrates, na cerimónia de lançamento da parceria entre Portugal e a Universidade de Harvard.
Para o chefe do executivo, a aposta nesta área impõe-se ainda porque os investimentos em ciência e investigação exigem “continuidade ao longo dos anos” e porque são importantes para impedir um retrocesso no modelo de desenvolvimento do País: ” Queremos progredir e evoluir e transformar o nosso país cada vez mais num país de oportunidades”.
A parceria hoje lançada com faculdades de medicina e laboratórios portugueses, faz parte da aposta “no conhecimento e no potencial científico” e é um “instrumento vital para Portugal se afirmar na economia global”. “Foi criado o movimento de estabelecer parcerias com o melhor do conhecimento global. Não há sucesso económico sem uma aposta na ciência ou sem uma prioridade ao ensino”, concluiu José Sócrates.