home

Governo socialista inaugura primeira grande obra da nova geração de lares para idosos

Governo socialista inaugura primeira grande obra da nova geração de lares para idosos

José Sócrates inaugurou o Lar da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, a “primeira grande obra” do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) a ficar concluída e que considerou representativa da “nova geração de lares para idosos”.

Neste evento, o líder socialista afirmou que actualmente há 300 equipamentos com consignação feita, esperando que até ao final do ano o programa conte com cerca de 500, destinados essencialmente a crianças e idosos. “Este é o maior investimento alguma vez feito em equipamentos sociais das últimas décadas”, afirmou.

José Sócrates lembrou ainda, no âmbito das políticas sociais, o complemento solidário para idosos, que abrange 200.000 pessoas que tinham rendimentos abaixo do limiar da pobreza, os medicamentos genéricos gratuitos para idosos com rendimentos inferiores ao salário mínimo e o alargamento da rede de cuidados continuados integrados.

O primeiro-ministro garantiu que, apesar de nos últimos anos a prioridade ter sido “pôr em ordem as contas públicas”, prosseguindo políticas de “grande rigor e exigência orçamental, todas as folgas orçamentais foram dirigidas para políticas de solidariedade”.

Para José Sócrates, a forma como as sociedades tratam os seus idosos, aqueles que “já deram tudo ao país”, é a que mede com maior intensidade a justiça e a solidariedade dessas sociedades. “Diz-me como tratas os teus idosos, dir-te-ei se tens justiça e solidariedade na tua sociedade”, afirmou.