home

Governo socialista celebrou 29 contratos de reforço de policiamento

Governo socialista celebrou 29 contratos de reforço de policiamento

Rui Pereira revelou, em Évora, após a entrega de 18 novas viaturas à GNR e PSP distritais para serem afectas a Programas de Policiamento de Proximidade que, a nível nacional, já foram celebrados um total de 29 Contratos Locais de Segurança (CLS) com municípios, um “elemento essencial” para o reforço do policiamento de proximidade.

O ministro da Administração Interna sublinhou que “o objectivo para este ano era de 10 CLS e já passámos para cerca de 30. Queremos celebrar os CLS de forma sustentada, correspondendo a uma intenção dos presidentes de câmara”, ao invés de ser de “uma forma burocrática ou administrativa”.

Na cerimónia, foram celebrados mais dois CLS com as câmaras municipais de Viana do Alentejo e Vila Viçosa, o que faz com que 10 dos 14 municípios da região já tenham aderido a este compromisso: “os CLS são hoje um elemento essencial da segurança comunitária. Têm a função de agregar, em cada concelho, os programas de policiamento de proximidade e de articular a acção dos governadores civis, presidentes de câmara, forças de segurança e de toda a comunidade local”, destacou Rui Pereira.

O ministro lembrou que o objectivo do Governo não é “celebrar muitos” CLS, mas sim implementá-los de forma “gradual” no país, para que tenham “um conteúdo efectivo” e, localmente, sejam “mais um elemento para dinamizar e intensificar o policiamento de proximidade”.