home

Aposta no conhecimento para estimular acesso à formação e cultura

Aposta no conhecimento para estimular acesso à formação e cultura

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou ontem, no Porto, que “a aposta no conhecimento é o nosso compromisso para o futuro porque ao apostarmos no conhecimento estamos a estimular o acesso à formação e cultura”.

Notícia publicada por:

Aposta no conhecimento para estimular acesso à formação e cultura

António Costa, que falava durante a inauguração do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) da Universidade do Porto, sublinhou que os objetivos centrais da política do Governo PS nesta área são o aumento das qualificações de nível superior e o reforço do investimento na investigação e desenvolvimento.

Para o primeiro-ministro, “o I3S vem mostrar que o património do conhecimento científico representa o maior ativo de que a sociedade portuguesa dispõe para responder aos desafios sociais, económicos e ambientais da próxima década”.

Acrescentando que “o I3S é um exemplo paradigmático da centralidade da ciência e do conhecimento como motor de progresso e desenvolvimento do país”.

Verdadeiros contratos de trabalho

Por outro lado, António Costa revelou que o Governo abrirá “brevemente” negociações com os sindicatos de docentes para substituir as relações de trabalho financiadas por bolsas por “verdadeiros” contratos de trabalho.

O chefe do Governo justificou esta medida por defender que a estabilidade e confiança das instituições passa também pela confiança e expectativa daqueles que nelas lá trabalham.

“A comunidade científica é, por isso, imprescindível para que o país ultrapasse os problemas da próxima década, tanto no que respeita ao desenvolvimento social, económico e cultural, como na capacidade de afirmação internacional”, disse.