Governo regional quer melhorar a saúde dos açorianos
“Vamos abrir um debate sobre a questão da acessibilidade ao Serviço Regional de Saúde, a vários níveis, desde a análise da última legislação que se efetuou sobre as deslocações de profissionais de saúde entre as ilhas”, anunciou o secretário regional da Saúde, Rui Luís.
A articulação “entre os hospitais e os centros de saúde e, ainda, o número de médicos existentes, nomeadamente, na especialidade de medicina geral e familiar”, são questões que o secretário regional considera centrais.
O governante regional anunciou que vão ser “apresentados os resultados da primeira reunião do Fórum Regional do Álcool e da Saúde, a que aderiram 36 entidades, no âmbito do Plano de Ação para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool”, disse.
Na ordem de trabalhos da reunião vai estar também a discussão das medidas na área da saúde que estão incluídas na Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social dos Açores, tendo em conta que “foi publicado agora o plano bianual de 2018-2019”, disse Rui Luís.
Esta será a terceira reunião que o Conselho Regional de Saúde realiza no atual mandato, o que tem contribuído de forma decisiva para as decisões que o Governo regional liderado por Vasco Cordeiro tem implementado, designadamente em articulação e cooperação com os agentes e parceiros regionais.
Recorde-se que, criado em 2010, o Conselho Regional de Saúde é presidido pelo secretário regional da Saúde e é composto por 26 membros, entre representantes das ordens profissionais, dos sindicatos, das associações de utentes e consumidores, da comunicação social, das Misericórdias e da Universidade dos Açores.