home

Governo reforça serviços consulares no Reino Unido

Governo reforça serviços consulares no Reino Unido

Os serviços consulares no Reino Unido vão ser reforçados, em particular na área jurídica, para dar uma resposta mais adequada às necessidades sentidas pela comunidade portuguesa residente no país, anunciou em Londres o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
Governo reforça serviços consulares no Reino Unido

O governante participou, com mais cinco secretários de Estado, na segunda edição dos “Diálogos com a Comunidade”, uma iniciativa do Governo português que se destina a cultivar um diálogo mais estruturado e próximo com as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e dar expressão, nas políticas públicas, aos seus anseios e preocupações.

“Os meios do consulado não aumentaram na proporção que aumentou a comunidade”, referiu José Luís Carneiro, salientando que o número de atos consulares aumentou em quase o dobro no ano de 2016, para mais de 70 mil, relativamente ao ano anterior.

Nesta segunda edição, depois de uma primeira iniciativa realizada em Bruxelas, os membros do Governo, acompanhados de alguns dirigentes da Administração Pública, estiveram junto das comunidades portuguesas de Londres e Manchester, dando particular atenção às dificuldades que mais afetam os portugueses no Reino Unido, que se estima serem cerca de 500 mil, como o novo quadro resultante do Brexit, a proteção de menores, questões laborais e fiscais, a promoção da igualdade, questões linguísticas ou de participação eleitoral.

No primeiro dos dois encontros, que teve lugar na Embaixada de Portugal em Londres, participaram, divididos por quatro painéis temáticos, os secretários de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino.

“Português Mais Perto”

Outra novidade também anunciada por José Luís Carneiro, é o lançamento de uma nova plataforma digital de ensino da língua portuguesa, destinada aos filhos de emigrantes, que será concretizada em fevereiro pelo Instituto Camões.

Denominada “Português Mais Perto”, a plataforma responde ao aumento do número de famílias portuguesas residentes no exterior, cujos filhos poderão assim “aprender português em casa, com acompanhamento e certificação do Instituto Camões”.

Segundo explicou o governante, esta plataforma permitirá que a aprendizagem seja feita por via eletrónica, como língua materna e como língua de herança.”

“Vai ter duas modalidades: ou de autonomia total, com o apoio dos pais, ou de tutoria, que terá a supervisão do instituto Camões”, referiu ainda.