O programa EstágiAP XXI, que “visa promover o rejuvenescimento da administração pública e atrair jovens qualificados para os serviços do Estado”, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao abrigo da reforma ‘Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro’, com uma dotação de 12,3 milhões de euros.
Refira-se que para esta segunda edição do programa de estágios da administração pública, que previa mais de 1.000 vagas para jovens licenciados, foram recebidas 135 candidaturas das entidades públicas, ultrapassando o número de vagas previstas, tendo então recebido aprovação cerca de 1.500.
Os estágios têm a duração de nove meses e destinam-se a jovens licenciados até aos 30 anos, ou até aos 35 anos com deficiência e/ou incapacidade, que se encontrem à procura do primeiro emprego ou de novo emprego correspondente à sua área de formação.
A bolsa de estágio é de 1.007,49 euros ilíquidos, valor correspondente à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior e nível remuneratório 11 da Tabela Remuneratória Única e os estagiários têm também direito a subsídio de refeição.