Governo reforça estímulo ao crescimento económico
Sublinhando que “o país precisa de crescer e para crescer precisa de investir”, António Costa adiantou que com estes instrumentos, o Governo pretende levar mais de mil milhões de euros à economia no terceiro trimestre deste ano.
“Não faltam empresários, iniciativas e vontade de investir. Há por isso que criar condições para que o investimento possa ter lugar”, disse o chefe do Governo, que lembrou, a propósito, o célere trabalho da unidade de missão criada para analisar a capitalização das empresas.
“Quisemos em menos de um mês transformar a proposta que nos foi apresentada numa resolução de Conselho de Ministros, hoje aprovada”, disse.
Segundo o chefe do Governo, é “fundamental” haver uma intervenção estatal quer “na capitalização das empresas quer na estabilização do setor financeiro”.
O programa Capitalizar foi hoje aprovado em Conselho de Ministros, após um período de ponderação política sobre o trabalho apresentado pela Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas (EMCE).
A iniciativa é um programa estratégico de apoio à capitalização das empresas, à retoma do investimento e ao relançamento da economia, com o objetivo de promover estruturas financeiras mais equilibradas, a redução dos passivos das empresas economicamente viáveis e de melhorar as condições em que as micro, pequenas e médias empresas financiam os seus projetos e a sua atividade.