home

Governo quer um SNS de serviços mínimos

Governo quer um SNS de serviços mínimos

Autarcas do Partido Socialista lamentam que o Executivo esteja a destruir os serviços de proximidade aos cidadãos.

Após uma reunião entre o Secretário Nacional, Álvaro Beleza, o presidente da ANA PS, José Luís Carneiro e deputados e autarcas socialistas, o dirigente nacional do PS criticou a portaria do Governo que prevê encerramento de serviços de saúde em todo o país. “Não se percebe como se pretende fazer uma reforma hospitalar numa portaria”, apontou, vincando que “o Governo quer um SNS de serviços mínimos”.

O presidente da ANA PS lamentou que a maioria tenha chumbado o requerimento do PS para uma audição do ministro da Saúde no Parlamento e assegurou que “o PS vai mobilizar os autarcas para transmitir às populações que há um caminho alternativo”.

A presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, salientou que os autarcas estão muito preocupados porque “os munícipes têm cada vez mais dificuldade de acesso ao SNS”. “A via deste Governo é centralizar, cortar, tornar serviços mais distantes e diminuir o acesso ao SNS”, criticou, frisando que é necessário “investir na prevenção e nos serviços de proximidade”.