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Governo quer Centro de Inovação para o Turismo

Governo quer Centro de Inovação para o Turismo

Portugal poderá ter já no próximo ano um centro de inovação para o turismo, que aproveite sinergias entre todos os intervenientes e contribua para uma maior especialização e dinamização da indústria do sector, revelou a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Governo quer Centro de Inovação para o Turismo

 “Se queremos liderar o turismo do futuro, e temos condições para isso, é preciso haver um motor adicional que resulte de uma parceria entre Turismo de Portugal, associações empresariais, empresas de tecnologia, transportadoras aéreas e sistema financeiro”, afirmou a governante, na sessão de abertura da conferência “Inovação no Turismo”, que decorreu ontem no Porto.

“Quebrar muros” entre as várias áreas e protagonistas e “criar um espaço para incendiar a inovação”, foram duas ideias que Ana Mendes Godinho vincou, advogando que o envolvimento de todos os agentes do sector será fundamental para afirmar o país na vanguarda da indústria do turismo e para que esta tenha “um efeito arrastador sobre outras indústrias”.

A secretária de Estado deu como um bom exemplo do aproveitamento de sinergias a necessidade de promover, cada vez mais, “a ligação entre a indústria tradicional de turismo e as startups de turismo”, conjugando a resposta às necessidades de inovação da primeira com a criação de espaço para que as startups do sector possam crescer a afirmar-se no mercado.

Plataformas digitais

Entre as prioridades do sector para 2017, em matéria de inovação, Ana Mendes Godinho revelou também a intenção do Governo de criar uma plataforma com dados partilhados para as indústrias do turismo, alicerçando a necessidade de “trabalhar cada vez mais o digital de uma forma articulada, integrada e inteligente entre todos”, assim como uma plataforma ‘online’ que reúna, de forma fácil e intuitiva, toda a informação turística destinada aos visitantes do nosso país.

Salientando que a importância da aposta inteligente e eficaz nas ferramentas digitais, a governante sustentou que o sector turístico deve apostar num trabalho articulado cada vez mais “agressivo e eficaz na promoção e na comercialização do destino Portugal”, reforçando o posicionamento do país como “um destino inovador”.

Linha de qualificação com execução de 50%

Durante a conferência, Ana Mendes Godinho deu também conta de que a linha de apoio ao investimento para a qualificação da oferta turística, no valor de 60 milhões de euros, lançada no início deste ano, apresenta já uma taxa de execução de 50%.

A secretária de Estado do Turismo acrescentou ainda que, no âmbito do programa Portugal 2020, o Governo já deu aprovação a 365 projetos de turismo, no valor global de 250 milhões de euros.