Governo não soube defender interesses do país
O Secretário Nacional do Partido Socialista, Eurico Brilhante Dias, sustenta que o Executivo insiste em manter uma política errada e de mais austeridade.
Apesar de a troika ter dado nota positiva à 8ª e 9ª avaliações da troika, o Partido Socialista considera que os exames têm o mesmo resultado de sempre: mais austeridade.
Eurico Brilhante Dias critica o Governo por não saber defender os interesses do país em relação à revisão da meta do défice. “O Governo português nunca foi capaz de ser firme e a sra. ministra das finanças chegou a dizer que, na 7ª avaliação, o Governo não tinha pedido formalmente uma revisão da meta. Uma negociação com estas características é difícil”.
O Secretário Nacional sublinhou que o Governo revelou esta quinta-feira que o corte de 4,7 mil milhões de euros será executado e que a dívida pública no fim de 2013 será de 127,4 % do PIB, ou seja, mais 5 p.p. do que estava estimado. “Existem factos que a propaganda do Governo não pode disfarçar”, frisou.
“Em 2013, a Execução Orçamental está a correr mal e a ter derrapagens”, lembrou Eurico Brilhante Dias, acrescentando que “o desemprego atingirá mais de 900 mil portugueses”. “Portugal continua com política errada e de mais austeridade”, finalizou.